O João é desde que nasceu o "piscoso" dos pais! Agora que a mãe está desempregada, tem muito tempo para brincar com ele e fazer muitas atividades... E agora temos mais um "piscoso" conhecido entre nós por "tartaruguinha" Miguel!

terça-feira, 8 de julho de 2014

Ontem foi um dia difícil...

Cá por casa!
O João anda super hiper mega mimado, culpa principalmente minha, que ao tentar compensar a falta do pai que regressou ao trabalho tenho dado mimos e permitido muitas coisas...
Assim, o João anda a ser atacado pelas birras a toda a hora e começa a roçar a má educação, nomeadamente quando não lhe apetece falar às outras pessoas, sair de casa, entrar seja onde for ou simplesmente quando não lhe fazemos a vontade!
No fim de semana esta mãe decidiu que chegava (tal como já aconteceu algumas vezes antes) e resolveu que esta semana era para enfrentar e endireitar a fera!

Ontem começámos logo pela manhã com um pequeno almoço agitado! O João não se queria sentar naquela cadeira, não queria o babete, não queria estrelitas, não queria, não queria, não queria! A mãe explicou que quem quer fazer birras e chorar tem de ir para o quarto de castigo... E ele lá foi parar três vezes, sentadinho à porta a pensar na vida (e a berrar)... Até que ao fim de meia hora achou que chegava e que queria mesmo o pequeno almoço, naquela cadeira, com aquele babete e aquelas estrelitas!O João até quis se vestir depressa e não se importou de fazer alguns recados em diferentes lugares antes de ir ao parque! (Um milagre!)

Repetimos este tipo de cenas de birra e castigo, ainda de manhã, depois de voltarmos do parque, porque sua excelência queria ver televisão... O que a mãe disse, várias vezes, que só depois do almoço... Comeu que foi um instante!

Depois disto, claramente, mudou de estratégia e passou a tarde a pedir simpaticamente o lanche, tal como já expliquei aqui!

Hoje as mudanças são mesmo milagrosas, o João tomou calmamente o pequeno almoço, pediu um DVD com simpatia e "se faz favor" sem birra e quando acabou foi brincar! Tem pedido atenção de forma normal pedindo este ou aquele brinquedo e chamando para mostrar e explicar o que está a fazer...
Neste momento encontra-se assim no quarto dele:


A mãe já prometeu que depois do almoço pode ver um bocadinho de televisão e vamos fazer plasticina (embora eu ache que é outra coisa que não é bem plasticina que ele quer experimentar!).

PS. Pormenor importante para além do confronto directo, recorri também todo o dia, ao reforço positivo! Sempre que ele fazia algo bem e tranquilo eu elogiava! 

Sem comentários:

Enviar um comentário