O João é desde que nasceu o "piscoso" dos pais! Agora que a mãe está desempregada, tem muito tempo para brincar com ele e fazer muitas atividades... E agora temos mais um "piscoso" conhecido entre nós por "tartaruguinha" Miguel!

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Então e que tal a gravidez????

Pois, vai avançada e quase a terminar!

O primeiro trimestre foi muito atribulado, para além das dificuldades burocráticas com consultas e afins, tive um sem número de sintomas que não me largaram durante semanas... Lembro-me que numa consulta por volta das 12/13 semanas me deram um folheto que simpaticamente se chamava "desconfortos na gravidez" e dos 10 "desconfortos" listados eu já tinha 5:alteração no padrão de sono/repouso (muito sonho e insónia eu tenho tido!), dores de cabeça, náuseas e vómitos, azia e leucorreia (corrimento abundante)!

Depois veio o segundo trimestre (e até uma parte do terceiro) e entrámos em velocidade cruzeiro, acabaram-se os enjoos e a azia e veio a gula (ai balança!)... Dor aqui e dor ali... Sentir ou não sentir o bebé... O pior foi mesmo a falta de energia, meia dúzia de voltas a fazer qualquer coisa e lá vinham as dores nas costas, na barriga e nas pernas... Uma boa noite de sono (as insónias também acalmaram nesta altura) e tudo passava para se repetir no outro dia!

Agora estou com 8 meses de gravidez, mesmo no final, sinto-me grande (muito grande) e barriguda! Já não consigo passar em lugares apertados e chegar a coisas que estão caídas no chão ou em "buracos" é praticamente impossível! Canso-me muito depressa e até parece que me falta o ar... Demoro muito mais tempo a fazer tudo! Ando atacada pelo síndroma do "tenho de preparar a casa e tudo para a chegada do meu bebé", o que tem gerado grandes doses de frustração, porque já não consigo fazer tudo o que queria no tempo disponível... Conduzir começa a ser mais difícil, os braços e as pernas ainda mexem bem, mas olhar para trás para fazer marcha atrás começa a ser uma tarefa complicada! Dos tais "desconfortos da gravidez" ando agora com alterações do padrão do sono/repouso (muitos sonhos, insónias, xixis a meio da noite e dores aqui e ali sem encontrar uma posição confortável), dores de cabeça, dificuldade em respirar, dores nas costas, leucorreia, varizes e edemas.

Por outro lado, tenho tentado viver e saborear cada momento desta gravidez (que tem passado tão depressa) já que, muito provavelmente, esta será a minha última... A não ser que as circunstâncias da vida mudem muito! É tão, tão, tão bom sentir os nossos bebés dentro da barriga a mexer e a reagir aos sons e toques do mundo exterior!
Uma gravidez tem muitos incómodos e sobressaltos, no entanto, por experiência, mais tarde só nos lembramos das boas! Da gravidez do João em lembrava-me que havia alguns incómodos e que era muito, mesmo muito bom, sentir o bebé e exibir uma linda e crescida barriguinha!

Miguel, meu filho, estamos numa rápida contagem decrescente para vires ao mundo e te conhecermos! Como serás tu?

Sem comentários:

Enviar um comentário