O João é desde que nasceu o "piscoso" dos pais! Agora que a mãe está desempregada, tem muito tempo para brincar com ele e fazer muitas atividades... E agora temos mais um "piscoso" conhecido entre nós por "tartaruguinha" Miguel!

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Mas afinal quem manda aqui?

O João e o Miguel, claro!

De um lado temos o João a reagir à aproximação da chegada do mano, com muitas birras e choraminguice ao pé dos pais, principalmente da mãe... Os dois dias de Carnaval e brincadeira na casa da avó fizeram-lhe muito bem e ele vem claramente mais calmo e menos carente, mas continua a lutar pelos seus direitos a ter atenção, colinhos e brincadeira com os pais...

Do outro lado temos um Miguel já nas 37 semanas, grande para o pouco espaço que a barriga da mãe oferece, sentadinho que isso de dar a volta e fazer cambalhotas não é com ele e, segundo a última ecografia, a nadar numa quantidade de água ligeiramente maior que o normal... Resultado, atenção exclusiva da mãe: descanso e repouso que temos de chegar às 38 semanas sem sinais de parto!

No meio? No meio está a mãe (e o pai que mesmo a trabalhar está a redobrar-se em esforços) a tentar gerir tudo isto!
Ontem dei comigo à tarde, deitada no sofá em posição de descanso a ver o João a brincar pelo chão com os seus mil carros... E a tentar participar na brincadeira conversando sobre sinais de trânsito e marcas e cores de carros...


Isto não está fácil e está a requerer uma grande ginástica mental da mãe para realmente descansar e não desatar nem a fazer as trezentas mil coisas que numa casa há sempre para fazer, nem a brincar livremente com o João... Claro que as dores de fim de gravidez (costas, barriga, pernas...) ajudam muito bem a lembrar que estamos em tempo de calmaria! E a paciência? Onde vou eu buscar paciência para me aturar a mim, ao Miguel que não para quieto e ao filho crescido que tanta atenção requer?

Mas estas dificuldades de apenas alguns dias têm-me feito também pensado no depois!
Como vai ser depois do Miguel nascer?
Como se gere recuperação de parto, um recém nascido e um filho de quatro anos?
Sugestões?

Sem comentários:

Enviar um comentário