O João é desde que nasceu o "piscoso" dos pais! Agora que a mãe está desempregada, tem muito tempo para brincar com ele e fazer muitas atividades... E agora temos mais um "piscoso" conhecido entre nós por "tartaruguinha" Miguel!

quarta-feira, 12 de julho de 2017

Diário de férias!

Como podem ver no quadro de tarefas do João há espaço para fazer alguns trabalhos mais escolásticos!
A professora do João teve a amabilidade de não enviar TPF, fazendo apenas a recomendação de que eles lessem muito, no entanto, eu fui ao supermercado e comprei dois livritos de férias para o João ir fazendo (sim, sou uma mãe dessas chatas, acho que 3 meses sem fazer nada é demais, a cabeça não deve parar e os dedos do João precisam de treinar a escrita). O combinado é quando estamos em casa ele fazer duas páginas de um dos livros (coisa para demorar 15 minutinhos, uma loucura de tempo, que quase não ajuda o dia a passar!)

Além disso, na sequência deste diálogo, propus ao João todos os dias fazer ou pintar um desenho (numa outra mensagem mostro-vos algumas das propostas que já lhe fiz ou que ele sozinho fez).

Como professora, costumo propor aos meus alunos de 1º ano escreverem um diário de férias...
Não sendo algo obrigatório, permite eles irem escrevendo algumas coisas sozinhos ou com a ajuda dos pais, e no final dá um bom registo para eles verem as "tantas" coisas que fizeram!
Fiz a mesma proposta ao João e já temos algumas coisas escritas!
Para já partilho com vocês algumas páginas que ele escreveu sobre duas saídas que fizemos...

Aqui temos uma fotografia que tirámos num dia que fomos visitar e jantar com o pai que estava fora em trabalho.
"Ontem fui à Feira de São Pedro e estive uma hora com o meu pai. Em Torres Vedras porque está lá a trabalhar o meu pai." 

Aqui colámos o folheto que trouxemos do Festival do pão.
"No domingo fui à feira do pão com a avó, o avô e a tia e eu comi pão com chouriço."


Propus ao João que deixa-se uma linha em branco à medida que ia escrevendo para eu ter espaço para lhe mostrar como se escreve algumas palavras em que ele dê erros. A ideia não é corrigir como a professora, apenas mostrar como se escreve para da próxima vez ele já saber.

Sem comentários:

Enviar um comentário